INTRODUÇÃO
· Arquitetura;
· Escultura;
· Pintura;
· Literatura.
A nossa pesquisa foi efetuada essencialmente na Internet, em alguns livros e no material entregue na disciplina de História da Cultura e das Artes.
A cultura Grega foi o ponto de partida para boa parte da cultura do mundo ocidental atual e os testemunhos, factos e artefactos deixados por eles são de especial importância para compreendermos a artes, as técnicas, o pensamento e a necessidade de compreendermos o mundo atual. Tentámos abordar os temas, embora sem a profundidade que encontrámos em alguns tópicos como a arquitetura e escultura.
As origens e definições da arte grega.
O Povo grego era alegre e idealista e voltado para a arte do pensar, entre eles surgiram filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, este último citado neste trabalho pelas suas frases que nos dão que pensar.
Segundo Platão havia mundo o real e o ideal. O mundo real é nossa vida diária, o mundo ideal, é o mundo das ideias, o mundo perfeito, onde através do predomínio da inteligência, tudo representa perfeição, equilíbrio e ritmo.
Na tentativa de alcançar esse mundo ideal que o povo grego criou foi, como vimos com Péricles, que a civilização grega tentou alcançar a perfeição.
Caracterização da arte grega.
Com este pensamento a sociedade da antiga Grécia e em particular de Atenas – Cidade Estado, encontrou na expressão artística uma forma de comunicação do seu poder político, económico e social, neste sentido a arte grega caracterizava-se por:
· Encontrar a parte bela das coisas que observam;
· Mostrar a superioridade do Homem, a sua Inteligência, a sua perfeição;
· Representar o seu quotidiano, a elevação da democracia;
· Preocupação com a harmonia, ritmo equilíbrio e proporção entre os vários elementos,
A arte grega é abrangente, influenciada pelos contactos com outras civilizações, como a Egípcia, foi caracterizada e influenciada em diferentes períodos da sua História, determinantes na elaboração das obras:
· Período Homérico (776 a.C.).
· Período Arcaico (século VIII a VI a.C.).
· Período Clássico (século V a IV a.C.).
· Período Helenístico (século III a II a.C.).
As principais formas de expressão da Arte e Cultura Grega foram essencialmente, a arquitetura, a escultura, a Pintura essencialmente sobre a cerâmica.
A arquitetura grega.
Arquitetura grega é dos aspetos visíveis da civilização grega, mostrando nas suas obras através da perfeição, do equilíbrio e da harmonia. Os materiais usados na arquitetura grega foram inicialmente a madeira, tendo sido substituída pela pedra calcária (sobretudo o mármore) a partir de finais do séc. VII a.C.;
As principais representações da Arquitetura Grega são os templos, os templos gregos são caracterizados pela sua simetria entre o pórtico de entrada, conhecido como pronau e o dos fundos, o opistódomo;
Os principais estilos explorados pelos gregos na arquitetura e construções de templos, estavam representados nos capitéis das colunas desses mesmos templos:
• o dórico - A coluna dórica é simples e não possui base;
• o jônico - As colunas jônicas são mais altas que as dóricas e a sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo ;
• o coríntio - uma evolução da ordem jônica, de maior trabalho e valorização, entre o final do século V e o início do século IV a.C .
A localização dos principais templos era na zona da ACRÓPOLE , ponto mais alto da Cidade. os principais templos – parthenon, erechtheion e o templo de athena nike;
Os templos foram construídos com o intuito protegerem as esculturas de deuses e deusas das chuvas e do sol excessivo e em representação dos seus Deuses;
A arquitetura na antiguidade grega evoluiu de acordo com os seguintes períodos do desenvolvimento da Arquitetura;
• Período Arcaico: fase inicial de desenvolvimento da arquitetura grega entre os séculos VIII a.C. e V a.C.
• Período Clássico: Principal fase da arte grega no geral que ocorreu entre os séculos V a. C. e IV a. C.
• Período Helenístico: período de decadência e transformações no campo das artes, através da influência de diversas culturas que ocorreu entre o século III a.C. até o início da Era Cristã.
A Escultura grega
As esculturas as gregas alcançaram uma perfeição nunca antes vista pelos artistas até ao dia de hoje. Os gregos, conseguiram que as esculturas estáticas dessem o lugar à ideia de movimento e profundidade, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas, em representação de nus femininos, emoções, naturalismo, liberdade.
• Algumas das representações esculturais importantes são:
• Afrodite de Cnico;
• Afrodite de Cápua;
• Vitória de Samotrácia ;
- Vénus de Milo.
As esculturas egípcias eram estáticas, não apresentavam movimentos e retratavam, especialmente, o faraó. Os gregos, por sua vez, conseguiram dar a essas representações estáticas o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas.
Aos poucos, os braços estendidos pelo corpo ganharam algum movimento ao mesmo tempo que os músculos sobressaíam das suas esculturas e outros detalhes se somavam, tal como os cabelos. O material inicialmente utilizado é o mármore, material mais rígido e que se partia com facilidade e posteriormente o Bronze.
A evolução desta arte nas principais fases:
• Período Arcaico - artista esculpia figuras masculinas nuas e eretas, numa rigorosa posição frontal e distribuindo igualmente o peso do corpo sobre as duas pernas. O nome da estátua que leva essas características é “Kouros” (palavra grega que significa homem jovem).
• Período Clássico - A ideia de movimento com o corpo a descansar sobre uma das pernas, músculos salientes, proporção (Principio de Policleto) e detalhe de das formas;
• Período Helenístico - Etapa final da evolução da escultora, com o desenvolvimento de novas técnicas que aperfeiçoam anatomia a expressão emocional e produção para fins essencialmente estéticos.
Escultura representativa do Inicio - Período arcaico - Sec VI a.C, “Kouros”- Homem Jovem
A pintura grega.
O que se sabe a respeito da pintura grega limita-se às referências literárias às obras de pintores da época (Polignoto, Zeuxis, Parrácio, Exéquias) com poucas referências às suas técnicas. A Pintura, na Grécia antiga, estava associada às outras formas de arte como a cerâmica, a escultura e a arquitetura. Atualmente a mais representativa da época é a pintura em cerâmica, não se encontrando grandes exemplos de pintura mural ou de painel.
Um dos maiores pintores de figuras negras sobre cerâmica foi Exéquias. Uma de suas pinturas mais famosas mostra Aquiles e Ajax jogando damas (Figura à esquerda).
Como todas as outras formas de arte, evoluiu ao longo dos diferentes períodos da civilização grega: arcaico; clássico e; helenístico.
A cerâmica grega.
A cerâmica e a decoração são as principais manifestações da pintura grega, seguidas do mosaico, que também tem importante valor. Os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio da forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.
A Cerâmica além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. À medida que passaram a revelar uma forma equilibrada e um trabalho de pintura harmonioso, tornaram-se também objetos artístico.
Aos vasos decorados em estilo geométrico do Sec. VIII a.C, seguiram-se as cerâmicas adornadas com representações do quotidiano. Cerca de 530 a.C., desenvolveu-se a técnica das “figuras vermelhas” em fundo preto. O efeito ficou ainda mais realista quando surgiu sobre um fundo branco, técnica inspirada pela aparência dos murais clássicos.
Conclusão
A importância da arte grega tanto para os dias de hoje como na antiguidade foi manifestada pela sua qualidade, equilíbrio, harmonia e proporção, em busca de um ideal de perfeição, centrado no Homem, ajudado pelo pensamento da altura e pela sua influencia deste pensamento nos líderes desse tempo.
Esta maneira de estar foi um dos pilares da civilização grega e da sua Hegemonia, mostrando a grandeza da cidade estado de Atenas entre outras.
A sua continuidade pelos Romanos e a sua transição do antigo Egipto foi sem dúvida um marco Histórico que representa a história das Artes.