História das Artes | Biografia de Péricles,

Biografia de Péricles


Biografia de Péricles

Péricles (490-429 a.C.)

Político Ateniense.


Introdução


Neste trabalho vou falar sobre a biografia de Péricles, um célebre e influente estadista, orador e estratego da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e considerada a maior personalidade política do século V a.C.

A minha pesquisa foi efetuada essencialmente na Internet e em alguns livros que nos dão informações por vezes diferentes, como por exemplo o ano em que nasceu.

A sua influência na civilização Grega e na história mundial é notória até aos dias de hoje, onde as linhas políticas democráticas da sociedade atual estão assentes. A democracia nasceu na Grécia antiga, e como falámos nas aulas de História e Cultura das Artes, o significado da palavra DEMOCRACIA é a colocação do poder (CRACIA) no povo (DEMO). Péricles foi por muitos considerado o pai da Democracia.



As inúmeras referências históricas à sua personalidade, revelam uma pessoa importante com um nível educacional elevado, que chega ao poder de Atenas na Grécia Antiga elevando a sua importância no domínio sobre os Persas. A par desta jornada de estratega militar, consegue organizar cidade ateniense, promovendo a construção de templos como o Partenon.

Neste aspeto, proponho analisar a sua vida, a sua juventude, as principais conquistas em termos políticos e militares, o seu percurso de influenciador da sociedade Grega.


A juventude de Péricles

A juventude de Péricles

Péricles nascido em 490 a.C, segundo alguns autores, 495 a.C ou mesmo 500 A.c. foi considerado a maior personalidade do séc. V a.C, batizado o século de Péricles. Nascido a norte de Atenas, capital da Grécia, era filho do político Xantipo e de Agarista que pertencia à nobre e poderosa família dos Alcmeónidas.


Péricles pertencia à tribo local de Acamante. Sua infância foi tranquila. Sendo conhecido como introvertido, o jovem Péricles evitava aparições públicas, preferindo dedicar seu tempo aos estudos. A nobreza e a riqueza de sua família permitiram-lhe dar sequência a esta sua inclinação para a educação. Dizem que a sua mãe sonhou antes do seu nascimento que daria à luz um leão, e essa grandeza terá sido interpretada também devido à sua cabeça invulgar, que segundo o historiador Plutarco era o motivo deste se apresentar sempre com um elmo.

Os seus defensores foram de grande importância para o seu desenvolvimento, primeiro como General e, em seguida, como político.



Entre outras disciplinas, aprendeu música com os mestres de seu tempo como Dámon sendo considerado o primeiro político a atribuir grande importância à filosofia, que o influenciaram no seu pensamento crítico.

Apreciava a companhia dos filósofos como Protágoras, Zenão de Eleia e Anaxágoras, sendo que este último tornou-se seu amigo influenciando a sua maneira de pensar, o seu autocontrolo, sendo ainda considerado uma pessoa calma que colocava em causa os fenómenos divinos numa sociedade politeísta.

Os seus tutores foram de grande importância para o seu desenvolvimento, primeiro como General e, em seguida, como político. Pouco se sabe sobre a infância e adolescência de Péricles, e até mesmo acerca da sua vida familiar e particular, o mesmo é mais conhecido pela vida pública ou política e pela sua paixão e desejo de reconstrução de uma Atenas em ruínas .



Carreira política.

Péricles iniciou a sua vida política como auxiliar de Efialtes, um chefe dos democratas em Atenas que foi assassinado entre 462 a. C. e 461 a.C, conforme vários autores. Este acontecimento, abriu caminho para a sua afirmação enquanto inquestionável líder soberano de Atenas. Péricles permaneceu no poder quase que ininterruptamente até a sua morte, em 429 a.C.


As suas qualidades enquanto político

Segundo alguns historiadores como Tucídides, baseados na sua infância, Péricles reúne na sua pessoa quatro virtudes:

· A inteligência - tem a capacidade de analisar uma situação política, de prever exactamente o acontecimento e responder à altura do acontecimento;

· A Comunicação - é dono de uma grande eloquência e cada vez que fala perante a Assembleia, depõe a sua coroa de chefe, só a voltando a colocar com o consentimento de todos, sinal de respeito. É um grande orador que consegue sempre um discurso fluente;

· Patriotismo, nada está acima do interesse da comunidade dos cidadãos, acima da honra da cidade de Atenas;

· Dedicação à sua cidade Atenas, é inacessível a qualquer tipo de corrupção.

Mais tarde, para provar que era suficientemente corajoso e que não tinha medo dos perigos fez parte de diversas expedições Militares.

Péricles impôs uma política reformadora da democracia em Atenas e tinha como objetivo expandir a sua influencia ao centro e norte da Grécia.

Após o fim das guerras com os Persas os anos seguintes foram passados na evolução de Atenas como o centro cultural do mundo. Isto foi feito com da entrada de muito dinheiro, vindo das cidades-estado que formavam a liga de Delos1, que tinha inicialmente sido formada com um objetivo militar.

Péricles, devido às suas características, foi eleito General e mais tarde, chegou ao poder, devido a um movimento democrático popular, conseguindo colocar a população de Atenas contra Címon, outro General - Dirigente da Liga de Delos[1], mostrando que este defendia os interesses da aristocracia e era corrupto, conseguindo que este fosse expulso de Atenas.


A guerra de Peloponeso

Péricles fez sua primeira expedição militar durante a primeira, de três, Guerras do Peloponeso, guerra civil entre Atenas (Liga de Delos) e Esparta (Liga de Peloponeso), que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C, com uma duração de 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Esta Guerra causada em parte pela aliança de Atenas com Mégara e Argos, e a subsequente reação de Esparta a esta aliança. A organização democrática de Atenas, não era correspondida por outras cidades estado como Esparta, ao mesmo tempo que toda a construção de Atenas por parte de Péricles, mostrando todo seu poder cultural, social e arquitetónico, com poder económico, constituía uma afronta ao seu anterior aliado contra os Persas, a Cidade de Esparta.


A importância da vida de Péricles em Atenas.

Péricles proporcionou em Atenas poder económico, cultural e artístico, correspondendo a uma época que com ele desapareceu. Mais nenhum dos políticos que se seguiram conseguiu fazer algo parecido pela cidade, iniciando-se após a sua morte o declínio da Grécia antiga.

A construção dos monumentos foi o maior poder e encanto que Péricles conseguiu em Atenas e que originou a maior admiração junto dos outros povos.


Uma cidade bonita e atrativa, mas que de alguma forma transferia o poder dos seus aliados para a cidade de Atenas. Ao mesmo tempo que ia reconstruindo e embelezando Atenas, com inúmeros templos (entre eles o Parténon), Péricles ia dando trabalho aos habitantes de Atenas, o que lhe trazia elogios de todos os sectores da população ateniense, até das classes altas, devido à importância de Atenas como centro.

Por outro lado, a sua cultura democrática e a sua reforma democrática na sociedade Ateniense proporcionaram elevar o poder do povo, sendo este o primeiro dos cidadãos,

"Péricles conseguiu levar para o governo de Atenas um grau de democracia desconhecido em qualquer outra parte do mundo. Todo cidadão poderia servir à cidade - fosse como general, membro do júri ou soldado - e ser pago por seu trabalho. Mesmo os aristocratas aceitavam o princípio defendido por ele de que todos os atenienses estavam autorizados - e até obrigados - a participar dos assuntos da cidade". (KING, 1988, p. 63).

No fim da sua vida, este foi confrontado com a “Peste de Atenas” que atingiu a sua família e grande parte da população Ateniense, por outro lado ainda travava a guerra que enfraquecera a cidade de Atenas, culminado com a sua morte em 429 a.C, segundo alguns autores devido a esta mesma peste.


Conclusão

Péricles foi uma personagem bastante importante em Atenas e na Grécia antiga e com a sua chegada ao poder, Atenas passou a ser uma cidade com maior importância atingindo o seu apogeu durante este período. Atenas vivia os seus tempos dourados, ao ponto de os historiadores falarem que o século V a.C, é o Século de Péricles.

A sua juventude influenciada pela educação da sua família e pela formação junto de filósofos e figuras da cultura e pensamento gregos, entre outras importantes personagens da antiga Grécia, caracterizaram o seu percurso de vida deixando uma marca na sociedade Ateniense, tanto pela sua vida politica e militar como pelas suas características pessoais.

A importância da cidade de Atenas sobre as restantes cidades estado onde o pensamento democrático não existia veio revelar-se um problema, nomeadamente com o seu antigo aliado, a cidade de Esparta, com a qual veio a existir uma guerra de 27 anos, a guerra Peloponeso.

Este inicio do declínio de Atenas, acentuou-se com a morte deste personagem da história, considerado por muitos, como o pai da “democracia”.

[1] Liga de Delos - tinha como principal objectivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa.